O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um indicador que mede a probabilidade de uma pessoa ou família vivenciar situações de pobreza e exclusão social. Ele considera dezesseis indicadores organizados em três dimensões: capital humano, infraestrutura urbana e renda e trabalho. O IVS é calculado para todos os municípios brasileiros, com base em dados do Censo Demográfico do IBGE e de outras fontes de dados.
Análise de Dados
Os dados revelam que o percentual de moradores em domicílios com acesso à rede geral de energia elétrica no Brasil manteve uma média acima de 99% durante o período analisado, demonstrando um alto nível de eletrificação no país. Em 2022, o Piauí atingiu a porcentagem de 99%, com apenas 0,50% dos domicílios utilizando fontes alternativas de energia e 0,50% sem energia. O gráfico “Histórico por Zona (Mil)” ilustra a evolução do número de moradores em domicílios com energia elétrica. Observa-se um crescimento constante, com mais de 3,2 milhões de domicílios com acesso à eletricidade no Piauí em 2022. Também observa-se uma redução da proporção de moradores nas zonas rurais e aumento das zonas urbanas. O gráfico “Comparação Nacional”, por sua vez, destaca a situação de cada estado brasileiro em relação à energia elétrica. O Piauí se destaca com uma taxa de 99,5%, e o Rio Grande do Norte atualmente ocupa o primeiro lugar no Nordeste, com 99,9%.
Metodologia e Notas Técnicas
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual – IBGE Sabe-se que energia elétrica de rede geral refere-se à energia elétrica utilizada no domicílio proveniente de rede geral, com ou sem medidor ou relógio que registre o consumo, cuja comercialização e distribuição são feitas por empresa concessionária de serviços públicos (permissionária). “Rede alternativa”, por sua vez, contempla placas solares, geradores, energia eólica, etc.