Níveis de Complexidade de Gestão Escolar do Ensino Básico

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Os dados apresentados referem-se aos níveis de complexidade de gestão escolar no ensino básico, especificamente no ano de 2022. Esta análise é crucial para entender como as diferentes redes de ensino (municipal, estadual e federal) e suas respectivas categorias (pública e privada) estão performando em termos de gestão escolar. A importância deste assunto se dá pela sua relevância na formulação de políticas educacionais e na melhoria da qualidade do ensino, sendo primordial para gestores de educação, formuladores de políticas, acadêmicos e pesquisadores que buscam insights sobre a gestão escolar no Brasil.

Análise de Dados

A análise descritiva dos dados revela uma variação nos níveis de complexidade de gestão escolar ao longo dos anos, com destaque para os níveis 1 e 2, que apresentaram uma leve queda em 2022 em comparação a 2021. Adicionalmente, nota-se que as escolas municipais se destacam, representando 55% do total. Para compreender melhor este panorama, dados complementares podem ser encontrados no SIDRA/IBGE, que fornece informações sobre o desempenho educacional por região e ano.

Metodologia e notas técnicas

Os dados utilizados nessa análise são provenientes do portal da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC), que detalha os níveis de complexidade na gestão escolar por diversos critérios. As variáveis apresentadas incluem o ano de referência, o nível de complexidade de gestão (classificado de 1 a 6) e a visão por localização e rede (municipal, pública, privada, estadual e federal).

Por SEPLAN-PI

Secretaria do Planejamento do Piauí