Matrículas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

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A modalidade de “educação profissional e tecnológica” contempla turmas de formação inicial continuada, qualificação profissional e cursos técnicos concomitantes, integrados ou subsequentes ao ensino médio regular ou EJA. Analisar os dados sobre a oferta desses cursos pode auxiliar a visualização de um panorama sobre o enfoque e investimento público voltados para a capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento de habilidades técnicas.

Análise de Dados

A análise descritiva dos dados mostra que a maioria das matrículas (86,5 mil) é concentrada em áreas urbanas, evidenciando a discrepância de acesso à educação entre áreas rural e urbana. Além disso, a faixa etária que mais se destaca é a de 15 a 17 anos, com 44 mil matrículas. Para complementar, dados do IBGE indicam que a educação profissional é uma chave essencial para o desenvolvimento econômico, especialmente em regiões com elevado índice de desemprego. Verifique em [SIDRA/IBGE](https://sidra.ibge.gov.br) para mais informações.

Metodologia e notas técnicas

Censo da Educação Básica (2023) – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) De acordo com o “Caderno de conceitos e orientações do Censo Escolar 2023”, o conceito da modalidade “Educação Profissional”, segundo o INEP, é: Turma de cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional (cursos FIC) articulados à EJA ou ao ensino médio; ou cursos técnicos de nível médio nas formas articuladas (integrada ou concomitante) ou subsequente ao ensino médio.

Por SEPLAN-PI

Secretaria do Planejamento do Piauí