O IDEB é um dos índices mais reconhecidos para entender a educação, abordando a qualidade do ensino e desempenho dos alunos, considerando os registro do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Ao ter transparência sobre esse tipo de dado, profissionais da educação, gestores públicos, investidores, professores e outros interessados são munidos de recursos para tomar decisões mais inteligentes, direcionar políticas públicas e abrir debates necessários para a melhoria do ensino no estado.
-
IDEB
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
-
Anos Iniciais
do 1º ao 5º ano
-
Anos Finais
do ¨6º ao 9º ano
Ver tutorial em vídeo
Análise de Dados
O Piauí tem evolução positiva e no ano de 2023, por exemplo, demonstrou que é um exemplo para outros estados nordestinos ao atingir nota 5,9 no ensino fundamental, a frente da média nordestina que é 5,6 e estar a um passo de chegar à média nacional (6,0).
O ensino médio foi o grande destaque, o qual colocou o Piauí em primeiro lugar nacional com nota 4,5 que ficou acima dos estados nordestinos (4,1) e no comparativo com todo o Brasil (4,3).
Metodologia e notas técnicas
O lDEB é composto por dois conceitos principais: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice varia de 0 a 10.
Cálculo: dados de aprovação dos alunos, coletados pelo Censo Escolar, e nas médias de desempenho obtidas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Esses dados são então compilados e, em seguida, disponibilizados no site do Ministério da Educação.
O índice busca estabelecer equilíbrio entre fluxo escolar e aprendizado. A atuação firme e consciente no sistema de ensino são fatores inegociáveis para atingir equilíbrio entre fluxo e retenção de alunos.
Ele funciona como uma ferramenta para monitorar as metas de qualidade da educação básica, que têm como objetivo alcançar uma média de 6 até 2022 – um patamar comparável ao dos sistemas educacionais de países desenvolvidos.