Povos e Comunidades Tradicionais no CadÚnico

Última Modificação em

O CECAD ou CECAD 2.0 (Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico)pode ser compreendido como um instrumento de registro do Governo Federal que reúne informações socioeconômicas de famílias brasileiras. Com as informações é possível identificar e atender as necessidades da população, com a oferta de programas sociais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Minha Casa, Minha Vida.

Análise de Dados

No ano de 2022, o painel demonstra um total de 9328 famílias de Povos e Comunidades Tradicionais no Piauí. A maior parte dessas famílias (84,7%) se autodeclaram como quilombolas, seguido pelo grupo etnico de Terreiro (9,2%). O restante das famílias divide-se entre Ciganos e Indígenas. As famílias estão distribuídas por diversos territórios e municípios do estado, com a Serra da Capivara concentrando o maior número com 2283 famílias, seguido pelo Vale do Rio Canindé com 2055 famílias e a Chapada Vale do Itaim com 1337 famílias. Os demais territórios concentram um número menor de famílias, com destaque para o Vale do Rio Sambito, com apenas 9 famílias. A análise dos dados permite acompanhar a evolução do número de famílias de Povos e Comunidades Tradicionais no Piauí. Em 2012, havia 3,8 mil famílias registradas, esse número aumentou ao longo dos anos, quando em 2022 atingiu 9,3 mil famílias, estatisticamente um aumento de 145%. É fácil perceber a importância do CadÚnico para o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social tendo em vista que esses serviços podem auxiliá-las a melhor enfrentarem dificuldades socioeconômicas.

Metodologia e Notas Técnicas

Os dados utilizados para a construção do painel foram extraídos do site do CECAD 2.0 e foram organizados em uma base de dados, para então serem analisados utilizando o Power BI. É fundamental entender que o CECAD utiliza dados extraídos mensalmente da base do Cadastro Único. Essas informações são atualizadas a cada mês e podem apresentar uma defasagem de 30 a 60 dias em relação aos dados disponíveis online no Sistema de Cadastro Único. No CECAD, é possível acessar dados com diferentes períodos de atualização, conforme a extração mensal da base do Cadastro Único. As informações do BI do Dados PI foram categorizadas de acordo com o grupo étnico, território e município.

Por SEPLAN-PI

Secretaria do Planejamento do Piauí