População Indígenas e Quilombolas

Última Modificação em

O déficit habitacional no Brasil é um problema que afeta milhões de pessoas. Em 2022, 124,8 mil domicílios no Piauí apresentavam algum tipo de déficit habitacional, seja por falta de acesso à água encanada, esgoto ou coleta de lixo, ou por condições precárias de moradia.

Análise de Dados

No Piauí, a população indígena totaliza 7,2 mil pessoas, enquanto a população quilombola chega a 31,8 mil. Esses dados demonstram a significativa presença desses grupos no estado. Analisando a distribuição por localização, observa-se que a maioria da população indígena (98,42%) reside fora de terras indígenas, enquanto 1,6% estão dentro desses territórios. No caso dos quilombolas, também se verifica o mesmo padrão, a maior parte (73,5%) reside fora dos territórios quilombolas, enquanto apenas 26,5% estão em suas terras. Em relação ao critério de declaração, 86,1% da população indígena se considera indígena, enquanto 13,9% se declaram da cor ou raça indígena. O gráfico de barras “Comparação Nacional” apresenta os dados a nível estadual, ou seja, números absolutos do contingente de determinada população para cada estado brasileiro. Ao comparar o Piauí com os demais estados, observa-se que esse apresenta uma das menores populações indígena, registrando exatamente 7,202 mil pessoas, à frente apenas do Distrito Federal e Sergipe. Tratando da população quilombola , o número é de 32 mil pessoas.

Metodologia e Notas Técnicas

Os dados utilizados neste painel foram extraídos do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por SEPLAN-PI

Secretaria do Planejamento do Piauí