Ocupações na Agropecuária

A agropecuária é um dos setores de maior destaque no país, tanto pelo papel estratégico no abastecimento interno quanto pelo elevado volume de exportações, que posiciona o Brasil entre os principais agentes globais na produção e distribuição de recursos agropecuários. Dada essa relevância, é essencial compreender a dinâmica de ocupação e desenvolvimento desse mercado. Nesse sentido, o painel apresentado cumpre a função de sistematizar e disponibilizar informações, o que contribui para processos decisórios mais precisos e fundamentados por parte de gestores públicos, investidores nacionais e internacionais, pesquisadores e demais atores interessados na evolução do setor.

Ver tutorial em vídeo

Análise de Dados

Neste painel, são apresentados dois tipos de gráficos: o histórico e as comparações nacionais, que facilitam a compreensão do cenário em análise. Ao aplicar o filtro para o ano de 2024, por exemplo, é possível constatar um discreto aumento nas ocupações do setor, sucedendo uma queda contínua observada de 2012 a 2023, tanto em volume absoluto quanto na proporção (%) de indivíduos dedicados à atividade. Para uma compreensão aprofundada, torna-se imprescindível a integração de dados provenientes de outros painéis, como os de desenvolvimento econômico e educação. Nas comparações nacionais, também referentes a 2024, verifica-se que o Piauí não está entre os estados com maior volume absoluto de ocupação, mas se destaca entre os melhores em termos proporcionais. Isso ocorre devido à menor densidade populacional do estado em comparação com outros entes da federação, o que, ainda assim, permite que uma parcela significativa de sua população esteja engajada na agropecuária.

Metodologia e notas técnicas

Os dados utilizados foram extraídos da Tabela 5434 do sistema SIDRA/IBGE, considerando exclusivamente os registros referentes ao 4º trimestre de cada ano. Foram selecionadas as variáveis ‘Pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas na semana de referência (Mil pessoas)’ e ‘Distribuição percentual das pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas na semana de referência (%)’.

No campo ‘Grupamento de atividade no trabalho principal’, foi aplicada a filtragem para a categoria ‘Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura’, com o objetivo de restringir a análise aos setores diretamente vinculados às atividades rurais e extrativistas.