A distorção idade-série é o indicador que clarifica se um estudante tem a idade esperada para a série que está cursando. Com este indicador é possível mapear atrasos, adiantamentos e principalmente sinalizar oportunidades de melhoria no ensino para que todos possam ter acesso, permanência e conclusão da educação fundamental e ensino médio.
Os fatores que influenciam a repetência, entrada tardia ou abandono do ensino são os mais diversos, mas vale destacar que origem, raça, vulnerabilidade econômica e social são tópicos essenciais para o entendimento completo do cenário da educação em todo o país.
Análise de Dados
Com este olhar ampliado de fatores, é possível destacar que a zona rural no Piauí tem desempenho pior que a zona urbana, especialmente no ensino médio.
Enquanto os dados históricos registram melhora, ou seja redução de distorção idade-série, em todas as etapas de ensino ao longo dos últimos anos, também é importante notar que o ensino médio segue sendo o mais problemático em todo o país.
O Piauí avança nos resultados de escolas públicas no geral, é bem posicionado quando comparado a outros estados nordestinos mas também tem um cenário de alerta para os últimos anos escolares, nos quais a distorção e a evasão são maiores.
Metodologia e Notas Técnicas
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A distorção idade-série é um indicador que mede a proporção de alunos com dois ou mais anos de atraso escolar. No Brasil, a escolarização obrigatória vai dos 4 aos 17 anos. Segundo a legislação, aos 4 anos a criança deve estar na pré-escola, aos 6 anos no ensino fundamental e aos 15 no ensino médio. Idealmente, os alunos dos anos iniciais do fundamental teriam entre 6 e 10 anos, os dos anos finais entre 11 e 14 anos, e os do ensino médio entre 15 e 18 anos.
As variáveis analisadas incluem o ano de referência, a localização geográfica (rural/urbana) e o tipo de instituição (estaduais, municipais, federais, públicas e privadas).
Texto criado por Inteligência Artificial e editado por Humanos.