Matrículas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Última Modificação em

A Educação Profissional e Tecnológica é aquela na qual os estudantes de formação inicial continuada também se dedicam à qualificação profissional e cursos técnicos, seja via cursos integrados ao ensino médio regular ou subsequentes ou também ao Ensino a Jovens e Adultos (EJA), que é a modalidade destinada às pessoas que não puderam concluir o ensino médio na idade adequada.

Ter clareza sobre o contexto destes jovens e adultos é um caminho para tomada de decisões mais assertivas em relação ao progresso da educação profissional, da qualificação frente às necessidades do mercado e também do melhor aproveitamento de investimentos feitos na área.

Análise de Dados

Com este painel é possível avaliar que as condições de origem, classe social e condições econômicas são fatores de forte impacto para o acesso à educação. No caso do Piauí, fica evidente a discrepância entre as matrículas de zona urbana e rural, além do foco de oportunidade permanecer entre os mais jovens de 15 a 17 anos.

Estes dados podem se tornar ainda mais ricos com análises de outros paineis como o Distorção Idade-Série e o Índice Básico de Educação Básica (IDEB). Por lá, você vai compor ainda mais esse contexto e entender com mais amplitude como a educação e a formação profissional são diretamente ligadas ao desenvolvimento econômico do país.

Metodologia e notas técnicas

Fonte: Censo da Educação Básica (2023) – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Definições:

Para o INEP, Educação Profissional é aquela de tumas de cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional (cursos FIC) articulados ao Ensino a Jovens e Adultos (EJA) ou ao ensino médio; ou cursos técnicos de nível médio nas formas articuladas (integrada ou concomitante) ou subsequente ao ensino médio.

Por SEPLAN-PI

Secretaria do Planejamento do Piauí