Uso e Cobertura da Terra (ha)

Última Modificação em

A análise apresentada refere-se ao uso e cobertura da terra no Brasil, especificamente em 2016, onde foram contabilizados 25,2 milhões de hectares utilizados. Este assunto é crucial, pois a gestão correta da terra impacta diretamente na agricultura, na preservação ambiental e na qualidade de vida das populações. O público-alvo dessa análise inclui formuladores de políticas públicas, pesquisadores, estudantes e qualquer pessoa interessada em entender a dinâmica do uso da terra no país.

Análise de Dados

A análise descritiva revela que dos 25,2 milhões de hectares, os estados do Nordeste, como Piauí e Alagoas, apresentam as maiores extensões de uso da terra. A partir de dados complementares do IBGE, observa-se que a utilização da terra tem relação direta com as atividades agrícolas em cada região, o que pode ser verificado [aqui](https://cidades.ibge.gov.br). Além disso, foi identificado que há uma estagnação na área total utilizada em comparação com o ano de 2002, sugerindo uma necessidade de revisão das práticas de gestão de uso da terra.

Metodologia e notas técnicas

Os dados utilizados nesta análise são provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), especificamente da plataforma de Uso e Cobertura da Terra. As variáveis apresentadas incluem a área total em hectares usada para diversos fins (agricultura, pastagens, florestas, áreas urbanas, etc.), além de dados comparativos entre os estados. Para uma descrição detalhada das variáveis, consulte a plataforma do IBGE [aqui](https://www.ibge.gov.br/).

Por SEPLAN-PI

Secretaria do Planejamento do Piauí