O IDEB é um dos índices mais reconhecidos para entender a educação, abordando a qualidade do ensino e desempenho dos alunos, considerando os registro do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Ao ter transparência sobre esse tipo de dado, profissionais da educação, gestores públicos, investidores, professores e outros interessados são munidos de recursos para tomar decisões mais inteligentes, direcionar políticas públicas e abrir debates necessários para a melhoria do ensino no estado.
-
IDEB
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
-
Anos Iniciais
do 1º ao 5º ano
-
Anos Finais
do ¨6º ao 9º ano
Análise de Dados
Os dados do IDEB de 2023 mostram que o Piauí está se destacando na educação. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a nota do estado foi 5,9, acima da média do Nordeste (5,6) e quase igual à nacional (6,0). Nos anos finais, o Piauí também ficou à frente, com 5,2, superando tanto a média regional (4,7) quanto a nacional (5,0). Já no ensino médio, a nota do estado foi 4,5, acima da média do Nordeste (4,1) e do Brasil (4,3), situando o Piauí na 1ª colocação do Nordeste e na 4ª do país.
Esses números mostram que o Piauí está no topo da região Nordeste e bem posicionado no cenário nacional. Quando analisamos exclusivamente as escolas estaduais, isso fica ainda mais claro: a nota do IDEB do Piauí para os anos iniciais é 6,4, para os anos finais é 5,2, e para o ensino médio é 4,3. Em todas as etapas, o estado tem desempenho igual ou superior à média regional.
O IDEB é essencial para avaliar a efetividade das políticas públicas em educação, já que combina o desempenho no Saeb e a taxa de aprovação dos alunos. Com isso, o índice ajuda a identificar tanto boas práticas quanto os desafios na educação pública brasileira.
Metodologia e notas técnicas
O lDEB é composto por dois conceitos principais: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice varia de 0 a 10.
Cálculo: dados de aprovação dos alunos, coletados pelo Censo Escolar, e nas médias de desempenho obtidas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Esses dados são então compilados e, em seguida, disponibilizados no site do Ministério da Educação.
O índice busca estabelecer equilíbrio entre fluxo escolar e aprendizado. A atuação firme e consciente no sistema de ensino são fatores inegociáveis para atingir equilíbrio entre fluxo e retenção de alunos.
Ele funciona como uma ferramenta para monitorar as metas de qualidade da educação básica, que têm como objetivo alcançar uma média de 6 até 2022 – um patamar comparável ao dos sistemas educacionais de países desenvolvidos.
Texto criado por Inteligência Artificial e revisado por SEPLAN.