Neste painel abordamos o ensino superior estadual, com a visão de percentuais de permanência, desistência e também conclusão de curso ao longo dos anos a partir de 2018.
Analisar este tema é de suma importância para medir a saúde do sistema educacional e renovação do mercado de trabalho. É a partir destes aspectos que gestores, professores, pesquisadores e estudantes podem contribuir juntos para a melhora do ensino estadual.
Análise de Dados
Com a ajuda da visualização de ranking, é possível ver que a conclusão de cursos não se detém a só uma área e bons índices estão em frentes de exatas, humanas e biológicas. Além disso, é possível observar o crescimento da conclusão de cursos desde 2017, com oscilação negativa durante os anos de pandemia de Covid-19 e forte retomada em 2022.
A permanência nos cursos também cresceu ao longo do tempo e se manteve sempre acima dos 60% até 2022, mesmo em anos de crise global com a pandemia. Em especial, em cursos mais tradicionais como Direito e Administração, a taxa de permanência se manteve acima dos 80%. Já os cursos de Matemática, Pedagogia, Geografia e Letras são alguns dos exemplos de cursos que mais aparecem em índices mais baixos de permanência até 2022, o que é um indicativo para revisar tudo que engloba os cursos, desde as localizações onde são ministrados até os recursos oferecidos, contratação de professores, atividades e também as oportunidades no mercado de trabalho.
O Ensino Superior tem forte ligação com o histórico de cada aluno e painéis como o de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ou o de Matrículas na Educação Profissional e Tecnológica podem ser bastante úteis para uma análise histórica e completa, permitindo uma visão geral da educação no Piauí e também no Brasil como um todo.
Metodologia e notas técnicas
Fonte: Sistema de Informações Educacionais da UESPI.
Os dados coletados pelo sistema são focados em trazer transparência à trajetória completa do aluno do ensino superior e incentivo ao aumento de permanência e conclusão do curso, além de tratamento para as causas de desistência.