Taxas de Permanência, Conclusão e Desistência da UESPI

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Os dados apresentados tratam da trajetória da educação superior, focando nas taxas de permanência, conclusão e desistência dos alunos entre os anos de 2018 a 2022. Essa temática é crucial, pois a permanência dos estudantes em cursos superiores está diretamente relacionada à qualidade do sistema educacional e ao futuro profissional dos formandos. Este assunto é importante para gestores educacionais, estudantes, pesquisadores e formuladores de políticas públicas que buscam entender e melhorar o acesso e a retenção no ensino superior.

Análise de Dados

A análise dos dados revela uma tendência crescente nas taxas de permanência nos cursos de educação superior, considerando que a taxa geral de permanência se manteve acima de 80% ao longo dos anos, com destaque para cursos como Direito e Administração, que apresentam as maiores porcentagens. Em contrapartida, cursos como Enfermagem e Ciências Biológicas mostram taxas de permanência inferiores a 80%, indicando desafios específicos que necessitam de atenção. Para complementar essa análise, pode-se acessar dados adicionais no portal do IBGE (SIDRA), que oferece informações detalhadas sobre a educação no Brasil.

Metodologia e notas técnicas

A fonte principal dos dados apresentados é o sistema de informações educacionais da UESPI, que coleta e organiza dados sobre a trajetória dos alunos no ensino superior. As variáveis incluídas neste conjunto de dados abrangem taxas de permanência (percentual de estudantes que permanecem no curso), conclusão (percentual que conclui o curso) e desistência (percentual que abandona o curso). Essas variáveis permitem uma análise crítica do desempenho educacional e ajudam a identificar áreas que requerem melhorias.

Por SEPLAN-PI

Secretaria do Planejamento do Piauí