Escolas em Territórios Quilombolas – Questionário

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Os dados apresentados referem-se à infraestrutura das escolas localizadas em territórios quilombolas, focando na disponibilidade de água potável e outros serviços de saneamento. Este tema é crucial, pois a qualidade das condições de infraestrutura e serviços impacta diretamente a educação e a saúde das comunidades quilombolas. O público-alvo inclui formuladores de políticas, educadores e organizações que atuam na promoção de direitos e melhorias nas condições de vida das populações quilombolas.

Análise de Dados

A análise indica que, em um total de 56 escolas identificadas, 52 delas não possuem acesso a serviços básicos essenciais, como coleta de lixo e abastecimento de água potável. Esses dados revelam uma realidade alarmante, onde a maioria das escolas está em condições inadequadas para oferecer um ambiente saudável para os alunos. Complementarmente, dados do IBGE apontam que comunidades quilombolas enfrentam desafios estruturais significativos, refletindo na educação e na qualidade de vida. Para informações adicionais, consulte o IBGE pelo link SIDRA IBGE.

Metodologia e notas técnicas

A fonte principal dos dados é a pesquisa realizada em comunidades quilombolas, onde foram coletadas informações sobre a infraestrutura das escolas. As variáveis apresentadas incluem a contagem de escolas, disponibilidade de água potável, existência de coleta de lixo e acesso a serviços de esgoto. Essas informações são fundamentais para entender a situação das escolas e a realidade vivenciada pelas comunidades quilombolas.